Rua Dom Mateus, 55 - Ipiranga, São Paulo - SP. +55 11 3508-1905

Infraestrutura em Nuvem

Infraestrutura na Nuvem

Infraestrutura na Nuvem

Nuvem proporciona segurança, alta- disponibilidade e escalabilidade para aplicações e sistemas. Em relação ao investimento necessário, em um primeiro momento, Nuvem pode parecer um investimento maior, porém a longo prazo, os custos de manutenção e atualização do on premises se tornam maiores, já que as empresas precisarão investir em alocação do servidor físico e treinamento da equipe de TI para instalar e prestar a manutenção corretamente. Já os servidores em nuvem exigem apenas o pagamento de mensalidades, diminuindo a necessidade de investimentos iniciais, além de extinguir custo com a aquisição de equipamento ou horas de manutenção de sua equipe.

Um projeto de Nuvem começa pelo levantamento do parque de tecnologia da empresa, em seguida o levantamento de custos. Os provedores de Nuvem oferecem uma calculadora que faz uma estimativa, esta estimativa serve como previsão de custos após a mudança.

Antes de migrar a primeira decisão que deve ser tomada é se devemos levar as aplicações transformadas para Nuvem ou apenas  subir como elas estão e depois transformar. Para você aproveitar o que tem de melhor em Nuvem você pode preparar suas aplicações, isso vai melhorar a performance e reduzir custos. Micro Serviços, Big Data e Inteligência artificial são algumas das tecnologias disponíveis.

A ultima etapa é um plano de mudanças. Nesta etapa é importante ter os alguns parâmetros atuais para comparar o antes e o depois. Por exemplo: a velocidade de carregamento de um site, tempo entre transações, velocidade de carga de arquivos,  isso também serve para aos ajustes finos em sistemas hospedados em nuvem.

Algumas empresas solicitam ao seu departamento de TI que façam o projeto. Porém, é muito comum que estes departamentos não estejam totalmente familiarizados com este universo, e a mudança ocorre de forma não estruturada. O aumento de carga de trabalho da equipe, que por um período terá que cuidar de dois ambientes distintos e a falta de experiencia acarreta resultados inesperados e frustração.  Sugerimos escolher um parceiro confiável e com experiência,  que possa explorar o melhor para o seu negócio.