Alta disponibilidade
De maneira geral, a alta disponibilidade significa eliminar todos os pontos de falhas e criar redundância nos processos e equipamentos. Dessa maneira, se um servidor falhar por qualquer motivo, existe outro para dar continuidade na operação. A troca é feita instantaneamente (failover) e o usuário nem percebe a mudança.
O que mudou com o Cloud Computing?
O serviço de cloud computing cria redundâncias nas diferentes camadas dos sistemas computacionais. O Data Center, de uma nuvem, por exemplo, tem dois ou mais sistemas de fornecimento de energia e mais formas de refrigeração para garantir que tudo funcione corretamente em qualquer situação. Sem contar o fato de que existem várias operadoras de telecom para garantir a comunicação. Isso acontece também na camada de hardware e rede interna. Na terceira camada, existem sistemas de balanceamento de carga que garantem o funcionamento mesmo em falhas de aplicações.
Em resumo a alta disponibilidade garante o funcionamento de um serviço 365 dias ao ano, independentemente da quantidade de pessoas que estão acessando ou de incidentes que ocorram.
Por que é melhor utilizar a cloud computing?
A resposta inicial é simples: ela tem alta disponibilidade by design a um custo diluído por milhões de clientes.
Nuvem permite que você tenha alta tecnologia e infraestrutura de ponta com alta disponibilidade imediatamente.